Aceito os termos de uso do site


<b>Vagas abertas!</b> <br/> Venha fazer parte da BigBobba <b>Siga-nos no Twitter</b> <br/> @PortalBigBobba <b>Pixelados</b> <br/> Um universo de pixels! <b>BeatsHabbo</b> <br/> Seu ritmo, em alta frequência!
Rádio Offline
com Rádio Offline
0
  • Habbid
  • HabboNados
  • ProHabbo
  • BeatsHabbo
  • HabboColor
  • Pixelados
  • Habblindados
Área de eventos: participe de eventos e concorra à dezenas de câmbios e raros!
Área de eventos
Estreia!
Promoção de estreia valendo câmbios!
Sulake

 

A Sulake é uma empresa finlandesa voltada para o desenvolvimento de conteúdo focado no público jovem. A maioria de suas produções são jogos sociais, tendo como principal produto o Habbo Hotel. Fundada por Sampo Karjalainen e Aapo Kyrölä no década de 1990, a empresa possui sua sede em Helsinki (Finlândia) até hoje, entretanto, existem diversos escritórios espalhados pelo mundo.

Sulake e Elisa Oy

Em fevereiro de 2013 a companhia finlandesa de telecomunicações Elisa adquiriu 85% das ações da Sulake. Alguns meses depois, acabou por comprar os 15% restantes, tornando-se então a proprietária da empresa. Antes disso, a empresa contou com muitas parcerias e patrocinadores, como a LEGO e a MTV, tendo o Habbo sido muito divulgado em propagandas da emissora de TV.

Produtos

A maioria das produções advindas da Sulake tiveram interfaces e funcionalidades parecidas, exceto seus últimos produtos. Sendo o Habbo a primeira criação efetiva e com o seu crescimento, a empresa resolveu expandir negócios no ramo de jogos sociais. Um deles foi o Coke Studios, uma espécie de chat que possuía muitas características semelhantes às do hotel de pixels laranjado, mas que foi fechado em 2007. Mais tarde, surgiu então o Mini Friday, criado para celulares, que consistia numa residência constituída por cinco quartos onde o usuário poderia interagir com objetos e personagens dentro; o projeto foi interrompido em 2010, sendo substituído então por outro jogo para telemóveis, o Bobba Bar, que também ficou muito conhecido e utilizado, mas que também acabou por ser encerrado.

Foi em 2011 que uma outra surgiu: criar entretenimento para smartphones, vinculando-o também ao Habbo, que ainda continuava sendo a produção mais lucrativa da empresa. Surgiu, então, Lost Monkey, um jogo para Android e iOs, que consistia em jogar e interagir com um mascote virtual. Pouco tempo depois também surgiu Niko, outro jogo para os mesmos aparelhos, porém com funcionalidades e temática um pouco diferentes. Ambos fizeram bastante sucesso e iniciaram uma etapa importante para a Sulake, mas foram descontinuados ao perder popularidade entre os usuários.

Seguindo a nova linha de investimentos, surgiram, mais tarde, o Pocket Habbo, uma versão mobile do console do jogo que une a ideia dos conhecidos aplicativos de mensagens instantâneas aos hotéis, e o próprio Habbo Mobile, aplicativo que possibilita entrar na comunidade onde quer que se esteja.

Sedes da Sulake

Atualmente, a Sulake conta com três sedes internacionais. Contudo, há alguns anos, haviam sedes em vários outros países, incluindo o Brasil, cada uma responsável por uma franquia do Habbo. Após alguns problemas com a imagem do jogo e a perda de patrocinadores, foi necessário cortar gastos, o que levou ao fechamento de vários prédios e à centralização do poder em poucos deles.

As sedes existentes até hoje são:

- Sede principal: localizada em Helsinki, capital da Finlândia, foi onde tudo começou. É a sede administrativa da empresa e fica no mesmo prédio da Elisa Telecomunicações, atualmente dona da Sulake. Lá são discutidas as finanças e demais questões gerais sobre os seus produtos.

- Habbo Studio: é a sede responsável pela criação de mobis, emblemas, imagens e demais novidades gráficas do jogo e também pelo marketing em geral da empresa. Fica em Londres, na Inglaterra, e opera a nível global, assim como as outras duas.

- Sede espanhola: focada no usuário e na sua experiência dentro do jogo, a sede espanhola da Sulake fica em Madrid e abriga vários dos staffs internacionais do Habbo, incluindo os brasileiros. Lá, eles trabalham criando campanhas e promoções, respondendo dúvidas e produzindo o conteúdo do jogo.

Parceiros BigBobba:
Developed by Maycon D. and programmed by Douglas Martins.